Aprovados em concurso da Saúde de RR exigem convocação em protesto

18/02/2016 às 02h02

Os aprovados no concurso da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) realizaram um protesto na manhã desta quinta-feira (18), em frente à Assembleia Legislativa, no Centro de Boa Vista. Os manifestantes exigem a posse em massa de centenas de pessoas que estão na lista de espera do concurso feito em 2013. Segundo eles, os protestos continuarão se não houver a posse dos aprovados.

De acordo com o enfermeiro e representante dos movimentos do interior do estado, Leonardo Fernandes, o governo alega que não há necessidade de empossar novos servidores. "O Governo diz que não há déficit de profissionais, e que ele já cumpriu com os acordos feitos no ano passado durante o protesto do pessoal de enfermagem. No entanto, a demanda não supriu as necessidades da saúde", relata o enfermeiro.

Os manifestantes afirmaram que a falta de pessoal na saúde está sobrecarregando os profissionais que trabalham na área, por isso eles pedem que seja inaugurado o Hospital das Clínicas no Pintolândia, zona Oeste de Boa Vista.

"Esse hospital vai tirar uma grande quantidade de pessoas que, hoje, buscam o Hospital Geral de Roraima [HGR] para serem atendidas. Essa demanda sobrecarrega os funcionários que precisam fazer plantão em dois blocos da unidade", ressaltou o enfermeiro.

 

Aprovada no concurso para a área de auxiliar em serviços de saúde, Gisele Oliveira, pede que seja empossada. Segundo ela, funcionários terceirizados estão ocupando as vagas que seriam destinadas aos aprovados no certame.

"Nós podemos ser telefonistas, recepcionista, mas existem empresas terceirizadas contratadas que estão ocupando o nosso lugar. Nós queremos ser convocados. Estudamos para isso, é um direito nosso. Só queremos contribuir com a Saúde do estado", informa Gisele.

As áreas contempladas com o concurso são: técnico em enfermagem, técnico em laboratório, auxiliar de serviços de saúde, enfermeiros, psicólogos, bioquímicos e fisioterapeutas. Outra aprovada no concurso, Cristina Kelly, disse que houve reunião com os profissionais de saúde  durante a campanha eleitoral para governador e a representante que hoje está no cargo garantiu que os aprovados seriam chamados. "Nós acreditamos nela e votamos. Ela disse para não nos preocuparmos porque iríamos ser convocados", relatou.

O servidor Fernando Barbosa que trabalha no HGR contou que está sobrecarregado porque precisa cumprir dois plantões na unidade de saúde. "Isso é revoltante, eu ter que cobrir dois setores ao mesmo tempo para atender a demanda. A saúde de Roraima está doente, e precisamos que os aprovados sejam convocados já", ressaltou o servidor.

Outro lado

A Secretaria de Comunicação do Governo do Estado esclareceu que a prorrogação do concurso público realizado em 2013 para a Sesau é uma evidência de que a Administração tem a intenção de convocar os candidatos da lista de espera, como já tem feito. Os candidatos aprovados dentro do limite de vagas serão convocados dentro do novo prazo de vigência do concurso, conforme a necessidade da Administração Pública, como está previsto em edital.

Sobre o Hospital das Clínicas, a nota informou que as obras de construção estão chegando à fase final e a previsão é que a entrega ocorra em agosto deste ano.